OS 10 MANDAMENTOS DO REI DA ORGANIZAÇÃO

Porque não adianta nada ser rei do camarote se a casa está uma bagunça!

Para manter a casa ou escritório em ordem, existem algumas premissas básicas. Com apenas dez mantras simples, é possível se tornar o senhor da sua bagunça, e mantê-la sobre controle!

1.       Etiquetas

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Essenciais para caixas e pastas de arquivos, podem ser usadas também para organizar prateleiras e armários. Assim, você pode dividir a estante de livros igual a uma biblioteca (por tema, autor ou título), marcar as caixas de brinquedos das crianças com seus nomes, ou até organizar a despensa para que todos na casa sempre coloquem tudo no mesmo lugar.

2.       Caixas

Nada grita mais organização do que caixas. Elas permitem a separação dos objetos de forma organizada, ao mesmo tempo em que os protegem. Elas podem vir em qualquer formato ou tamanho, então sempre haverá uma que atenda as suas necessidades. Além disso, podem se tornar objetos decorativos: o mercado de caixas hoje está amplo, e existem lojas especializadas somente nisso! Que tal uma caixa forrada de couro sintético para o escritório, ou uma com tema floral para o quarto?

3.       Lixeiras

Manter lixeiras próximas pode se tornar um atalho simples para evitar pilhas de papel, e outros descartáveis que acabam se acumulando. Manter uma perto da mesa de trabalho, ou até uma pequena em cima dela, ajuda a manter a organização do espaço profissional, necessária para um bom desempenho. Pelo mesmo motivo é bom ter uma na área de estudo das crianças e nos escritórios residenciais. Bagunça é sempre um motivo de distração!

4.       Reciclagem e faxina

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Qualquer objeto que você não use há muito tempo é quase certo ser descartável. Acumular coisas só causa superlotação em armários e gavetas, impedindo uma organização eficaz. Isso vai desde roupas até livros e CDs antigos, desde sapatos a aparelhos eletrônicos que não funcionam mais. Tudo pode ser doado, inclusive os eletrônicos: existem várias casas de doação que consertam para vender em bazar. Papeladas sem uso nas empresas e material escolar antigo podem ir direto para os sacos de lixo, e de lá para a reciclagem.

 

5.       Aproveite seu espaço

Hoje em dia existem diversas formas de driblar a falta de espaço. Embaixo dos móveis e em cima dos armários são exemplos de locais pouco explorados na hora da organização. Ganchos nas paredes e portas são outras dicas para economia de espaço. Existem também vários objetos do tipo “dois em um”, como camas com baú, ótimas para guardar a roupa de cama, e caixas com tampo almofadado, que fazem a vez de pufes. Com um pouco de criatividade, é possível pensar em várias maneiras de usar seu cômodo!

6.       Prateleiras e armários

Foto: divulgação

Foto: divulgação

São provavelmente os itens mais imprescindíveis da lista. São as formas mais simples de armazenamento. Os armários tem o bônus de esconderem a bagunça quando você anda sem tempo: é só colocar tudo dentro e fechar a porta, que o cômodo já fica limpo. As prateleira, por sua vez, podem também auxiliar na decoração, por si mesmas, com modelos ornamentais, ou servindo de aponho para objetos decorativos.

7.       Economize

A verdade é que não é preciso investir muito dinheiro na organização. Caixas de papelão e plásticas encontradas em supermercados, por exemplo, já são suficientes. Outra dica são os armários e prateleiras prontos, que são mais baratos do que os feitos sob medida, além de serem super fáceis de achar, e de economizarem tempo na reforma. As lojas de decoração e construção são cheias de pechinchas super úteis.

8.       Pense em você

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Na hora da arrumação e decoração, o importante que o cômodo sirva a você. O local onde cada objeto fica guardado deve além de tornar o ambiente prático, funcione de uma forma que você goste. O mais importante é que a decoração seja sua cara

9.      Tenha disciplina

Reserve um tempo toda semana para a organização. Esses minutos gastos na arrumação significarão muitos outros economizados mais tarde. Além disso, evite deixar objetos jogados: se há uma caixa, prateleira ou gaveta para ele, guarde. Ter esse costume vai facilitar o dia-a-dia e evitar estresse quando precisar de alguma coisa.

 10.   Contrate um organizer

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Com nossas bagunças pequenas, podemos lidar, mas quando a casa já está de pernas para o ar, e faltam ideias e tempo para arrumar, um profissional é a melhor solução. Em casos de organização empresarial e mudanças, ele se torna imprescindível. Isso porque o organizer é treinado para utilizar da forma mais eficiente todos os mandamentos da organização. O resultado é mais rápido e prático do que se feito por outra pessoa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s